Blog-ciclopédia de curiosidades sobre a Ilha do Governador , pessoas e lugares IG Pédia

terça-feira, 3 de maio de 2011

A Ilha do Governador localiza-se no lado ocidental do interior da baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro. Compreende 14 bairros do município do Rio de Janeiro. É a região da Zona Norte do Rio de Janeiro com maior poder aquisitivo e um dos melhores índices de IDH do município.
Contendo uma superfície de 36.12 quilômetros quadrados, compreende quatorze bairros da cidade do Rio de Janeiro - Bancários, Cacuia, Cocotá, Freguesia, Galeão, Jardim Carioca, Jardim Guanabara, Moneró, Pitangueiras, Portuguesa, Praia da Bandeira, Ribeira, Tauá, e Zumbi -, com uma população total de aproximadamente 210 mil habitantes. Tradicionalmente residencial, atualmente apresenta características mistas, compreendendo ainda indústrias, comércio e serviços.

Os moradores da ilha costumam enaltecê-la, tendo o termo "insulano" um significado especial para quem é dessa região da cidade.
Descoberta em 1502 por navegadores portugueses, os Temiminós foram os seus primeiros habitantes. Chamavam-na de Ilha de Paranapuã, sendo também chamada de Ilha dos Maracajás (espécie de grandes felinos, então abundantes na região), pelos Tamoios, inimigos dos Temiminó.
Terra natal de Araribóia, foi abandonada pelos Temiminós em conseqüência dos ataques de inimigos Tamoios e traficantes franceses de pau-brasil, os quais foram definitivamente expulsos em 1567, pelos portugueses.
No século XIX, o Príncipe-Regente D. João utilizou o seu espaço como coutada para a caça. Segundo a tradição, conta-se que a Praia da Bica recebeu este nome por causa de uma fonte que costumava servir de banho ao jovem príncipe D. Pedro, mais tarde D. Pedro I (1822-1831). O desenvolvimento da Ilha do Governador, entretanto, só ocorreu a partir da ligação regular da ilha com o continente, efetuada por barcas a vapor com atracadouro na Freguesia desde 1838. Mais tarde, outros atracadouros foram construídos no Galeão e na Ribeira, integrando a área à economia do café e à atividade industrial (produção de cerâmica).
No início do século XX, os bondes chegaram à Ilha, efetuando a ligação interna de Cocotá à Ribeira (1922), percurso estendido posteriormente até ao Bananal e a outros pontos. Também é neste século que se instalam as unidades militares: a Base Aérea do Galeão, os quartéis dos Fuzileiros Navais e a Estação de Rádio da Marinha, época em que o bairro se constituía num balneário para a classe média da cidade do Rio de Janeiro.
Em 23 de julho de 1981, através do Decreto nº 3.157, do então prefeito Júlio Coutinho, no tempo do Governador Chagas Freitas, o bairro da Ilha do Governador foi oficialmente extinto e transformado nos seus atuais quatorze bairros oficiais.

Geografia

A região por sua peculiar localização dentro da Baía de Guanabara, conta com excelente ventilação, o que garante um clima bem mais ameno nos dias mais quentes de verão. Essa vantagem, por outro lado, representa um risco quando se tratam de grandes tempestades, pois o bairro fica sujeito a fortes vendavais e a incidência acima do comum para a região de chuva de granizo.
A arborização do bairro é bastante intensa, não apenas pela existência de reservas naturais de Mata Atlântica dentro da área da aronáutica no Galeão e da Marinha no Jardim Guanabara, Bancários e Bananal, mas também em diversas áreas públicas e principalmente nos quintais das inúmeras residências por todo o bairro, auxiliando na prevenção das terríveis "ilhas de calor" que se formam em algumas regiões pouco arborizadas e excessivamente construídas dentro de metrópoles. A APARU do Jequiá possui uma preservação do ecossistema de manguezal bastante considerável, em função de sua localização dentro da metrópole.

Hidrografia

O entorno da praia do Engenho foi transformado em área de preservação ecológica através da construção de um parque municipal (Parque [professor] Marcello de Ipanema). Além desta praia a Ilha conta com outras praias, tais como:
Há também um rio que corta a Ilha, o Rio Jequiá.

Fonte: Wikipédia

Caso tenha algum comentários ou complementos curiosidades a respeito de algum tema ou artigo,você poderá escrever no nosso mural de comentários ou enviar um email como seu artigo ou fotos da Ilha nos anos 1970 ate hoje através do nosso email : ilha70@ymail.com , pedimos que coloque no assunto do email o nome do artigo que você tem algum comentário.


Ajude envie dados sobre estes temas *anos 70 a Ilha teve alguns personagens populares de alguns bairros destacamos estes .

*Você se lembra do Senhor José da Batatas com seu caminhão Mercedes verde.
*O Armazém do seu Frankin na Estrada da Bica.
*A lanchonete Garota da Ilha na Freguesia.
*O Armazém do seu Martins na curva da Estrada da Bica
*A Loja do Edu na Estrada do Dende "Moda e material de Surf e Skate lembra ?
*O Açougue do seu Fernandes na Estrada da Bica
*A Eletrolandia da Cacuia aquela loja de duas portas com seu setor de disco com som Alto.

*O Jorge Barbeiro na curva da Estrada da Bica
 Comentário de Soraia lara
Se não me engano, ele não era o pai de um rapaz, que agora não me recordo de jeito algum seu nome, que tb estudou no lemos,  fazia, inclusive ginastica de solo e cama eslástica comigo....seria Bebeto .
 
Esquina da Estrada da Bica , no lado direito na escada , tinha um barbeiro seu Jorge Comentário Soraia lara..5 de maio de 2011 09:17

*O Triciclo de cachorro quente do Benigno lembra.
*Professora Ingrides de Matemática ?
*Lembra da loja Skap , auto pecas ?
*Professor Borges Director do Lemos Cunha.
*E o PM Afonso que controlava o Transito na estrada do galeão
*Aguarde outros personagens populares da Ilha .

Se você conheceu ou ouviu falar deste personagens da Ilha escreva para nós caso tenha fotos envie para nosso email iremos publicar suas fotos e comentários...envie dicas de outros personagens populares da Ilha vamos divulgar a historia popular da Ilha do Governador.....

*AVISO: o conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade autor de cada artigo ... sua idoneidade e as mesmas são de inteira responsabilidade dos seus autores ...Os serviços de terceiros ou links vídeos fotos e sites de terceiros são fornecidos apenas por conveniência,seu conteúdo são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Ilhapédia Blogciclopédia livre sobre a Ilha do Governador o point sobre os fatos momentos da nossa Ilha do Governador participe.